Dos efeitos da prece sobre os Espíritos sofredores
Revista
Espírita, dezembro de 1859
Um dos nossos
assinantes nos escreveu de Lausanne:
"Há mais
de quinze anos professo uma grande parte daquilo que a vossa ciência Espírita
ensina hoje. A leitura de vossas obras não fez senão me afirmar nesta crença;
trouxe-me, por outro lado, uma grande consolação, e lança uma viva claridade
sobre uma parte que não era senão trevas para mim. Embora bem convencido que
minha existência deveria ser múltipla, não podia me explicar em que se tornava
o meu Espírito durante o intervalo. Mil vezes obrigado, senhor, de haver-me
iniciado nesses grandes mistérios, indicando-me um único caminho a seguir para
ganhar um lugar melhor no outro mundo. Abristes meu coração à esperança e
duplicastes minha coragem para suportar as provas deste mundo. Consenti, pois,
senhor, vir em minha ajuda para reconhecer uma verdade que me interessa no mais
alto grau. Eu sou protestante, e na nossa Igreja não se ora jamais pelos
mortos, o evangelho não no-lo ensina. Os Espíritos que evocais, frequentemente, dissestes, pedem os
socorros de vossas preces. É, pois, porque estão ainda sob a influência das ideias adquiridas na Terra, ou é verdade que
Deus leva em conta as preces dos vivos para abreviar o sofrimento dos mortos?
Esta questão, senhor, é muito importante para mim e para outros de meus
correligionários, que contrataram alianças católicas. Para terem respostas
satisfatórias, seria necessário, eu o creio, que o Espírito de um protestante
esclarecido, tal qual um dos nossos ministros, quisesse se manifestar a vós em
companhia de um de vossos eclesiáticos."
A questão é
dupla: 1º A prece é agradável àqueles por quem se ora? 2°- É-lhes
útil?
Escutemos, de
início, sobre a primeira questão o Reverendo Pai Félix em uma introdução
notável de um pequeno livro intitulado: os Mortos sofredores e
abandonados.
"A
devoção aos mortos não é somente a expressão de um dogma e a manifestação de
uma crença, é um encanto da vida, uma consolo do coração. Que há, com efeito de
mais suave ao coração que esse culto piedoso que nos prende à memória e aos
sofrimentos dos mortos? Crer na eficácia da prece e nas boas obras para o
alívio daqueles que perdemos, quando os choramos, que essas lágrimas derramadas
sobre eles podem ainda ser-lhes de socorro; crer, enfim, que mesmo nesse mundo
invisível que habitam nosso amor pode ainda visitá-los por seus
benefícios: que doce, que amável crença! E, nessa crença, que consolação para
aqueles que viram a morte entrar sob seu teto, e ferir junto de seu coração! Se
essa crença e esse culto não existissem, o coração humano, pela voz dos seus
mais nobres instintos, diz a todos aqueles que o compreendem que seria
necessário inventá-los, não fora senão para colocar a doçura na morte e o
encanto até nos seus funerais. Nada, com efeito, não transforma e não transfigura
o amor que roga sobre uma tumba ou chora nos funerais, como essa devoção, à
lembrança e aos sofrimentos dos mortos. Essa mistura da religião e da dor, da
prece e do amor, tem não sei o que de delicado e de enternecedor tudo junto. A
tristeza que chora aí se torna um auxiliar da piedade que roga; a piedade, por
sua vez, aí se torna para a tristeza o mais delicioso aroma; e a fé, a
esperança e a caridade não se encontram nunca melhor para honrar a Deus
consolando os homens, e colocar no alívio dos mortos a consolação dos vivos!
"Esse
encanto tão doce que encontramos no nosso comércio fraternal com os mortos,
quanto se torna mais doce ainda quando chegamos a nos persuadir de que Deus,
sem dúvida, não deixa esses defuntos queridos ignorantes completamente do bem
que lhes fazemos. Quem não desejou, quando ora por um pai ou um irmão
trespassado, que ele estivesse ali para escutar, e quando se consagra
por ele, que estivesse ali para ver? Quem não se disse, enxugando
suas lágrimas junto ao caixão de um parente ou de um amigo perdido:
"Se, pelo menos, ele pudesse me ouvir! Quando meu amor lhe
oferece, com lágrimas, a prece e a consagração, se eu estivesse seguro que
ele o sabe e que seu amor compreende sempre o meu! Sim, se eu pudesse
crer, não somente que o alívio que lhe envio chegue a ele, mas se eu pudesse me
persuadir também que Deus se digna delegar um de seus anjos para lhe
ensinar, levando-lhe meu
benefício, que esse alívio vem de mim: oh! Deus bom para aqueles que choram,
que bálsamo em minha ferida! Que consolação na minha dor!"
"A
Igreja, é verdade, não nos obriga a crer que os nossos irmãos mortos sabem, com
efeito, no Purgatório, o que fazemos por eles na Terra, mas também não o
proíbe; ela o insinua, e parece persuadir-nos pelo conjunto de seu culto e de
suas cerimônias', e homens sérios e honrados na Igreja, não temem
afirmá-lo. Qualquer que seja, de resto, se os mortos não têm o conhecimento
presente e distinto das preces e das boas obras que fazemos por eles, é certo
que lhes sentem os efeitos salutares; e essa firme crença não basta a um amor
que quer se consolar da dor pelo benefício, e fecundar suas lágrimas pelos
sacrifícios?"
O que o P.
Félix admite como uma hipótese, a ciência Espírita admite como uma verdade
incontestável, porque disso lhe dá a prova patente. Sabemos, com efeito, que o
mundo invisível está composto daqueles que deixaram seu envoltório corporal,
dito de outro modo, das almas daqueles que viveram na Terra; essas almas, ou
esses Espíritos, o que é a mesma coisa, povoam o espaço; e estão por toda
parte, aos nossos lados tão bem como nas regiões mais distantes; desembaraçados
do pesado e incômodo fardo que os retinha na superfície do solo, não tendo mais
que um envoltório etéreo, semi-material, eles se transportam com a rapidez do pensamento.
A experiência prova que podem vir ao nosso chamado; mas vêm mais ou menos de
bom grado, com mais ou menos prazer; segundo a intenção, isso se concebe; a
prece é um pensamento, um laço que nos liga a eles: é um apelo, uma verdadeira
evocação; ora, como a prece, que ela seja eficaz ou não, é sempre um pensamento
benevolente, não pode, pois, ser senão agradável àqueles que lhes são o objeto.
É-lhes útil? É uma outra questão. Aqueles que contestam a eficácia da prece
dizem: Os decretos de Deus são imutáveis, e não pode derrogá-los a pedido do
homem. - Isso depende do objeto da prece, porque é bem certo que Deus não pode
infringir suas leis para satisfazer a todos os pedidos inconsiderados que lhes
são endereçados; consideremo-la somente do ponto de vista do alívio das almas
sofredoras. Diremos primeiro que, admitindo que a duração efetiva dos
sofrimentos não pode ser abreviada, a comiseração, a simpatia, são um
adoçamento para aquele que sofre. Que um prisioneiro seja condenado a vinte
anos de prisão, não sofrerá mil vezes mais se estiver só, isolado, abandonado?
Mas que uma alma caridosa e compassiva venha visitá-lo, consolá-lo,
encorajá-lo, não tivesse o poder de quebrar suas cadeias antes do tempo certo,
ela lhe faria parecer menos pesadas, e os anos lhe pareceriam mais curtos. Qual
é aquele que, na Terra, não encontrou na compaixão um alívio às suas misérias,
uma consolação na expansão da amizade?
Podem as
preces abreviarem os sofrimentos? O Espiritismo diz: Sim; e o prova
pelo raciocínio e pela experiência: pela experiência, naquilo que são as
próprias almas sofredoras que vêm confirmá-lo, e nos pintam a mudança de sua
situação; pelo raciocínio, considerando-se seu modo de ação.
As
comunicações incessantes que temos com os seres de além-túmulo fazem passar sob
os nossos olhos todos os graus do sofrimento e da felicidade. Vemos, pois,
seres infelizes, horrivelmente infelizes, e se o Espiritismo, de acordo nisso
com um grande número de teólogos, não admite o fogo senão como uma
figura, um emblema das maiores dores, em uma palavra, como um fogo moral, é
preciso convir que a situação de alguns não vale muito mais que se estivessem
no fogo material. O estado feliz, ou infeliz, depois da morte não é, pois, uma
quimera, um verdadeiro fantasma. Mas o Espiritismo nos ensina ainda, que a
duração do sofrimento depende, até certo ponto, da vontade do
Espírito, e que ele pode abreviá-lo pelos esforços que faça para melhorar-se. A
prece, eu entendo a prece real, a do coração, a que é ditada por uma verdadeira
caridade, leva o Espírito ao arrependimento, desenvolve nele bons sentimentos;
ela o esclarece, fá-lo compreender a felicidade daqueles que estão acima dele;
leva-o a fazer o bem, a se tomar útil, porque os Espíritos podem
fazer o bem e o mal; ela tira-o, de alguma forma, do desencorajamento no qual
se entorpece; fá-lo entrever a luz. Pelos seus esforços, portanto, pode sair do
lamaçal onde está mergulhado; assim é que a mão de socorro que se lhe estende
pode abreviar-lhe os sofrimentos.
Nosso
assinante nos pergunta se os Espíritos que solicitam prece não estariam ainda
sob a influência das ideias terrestres:
A isso respondemos que, entre os Espíritos que se comunicam conosco, há os que,
quando vivos, professaram todos os cultos, e que todos, católicos, protestantes,
judeus, muçulmanos, budistas, a esta pergunta; Que podemos fazer para que vos
seja útil? Respondem: Orai por mim. - Uma prece, segundo o rito que
professastes, vos seria mais útil ou mais agradável? - O rito é a forma; a
prece do coração não tem rito. - Nossos leitores se lembram, sem dúvida, da
evocação de uma viúva de Malabar, inserta no número da Revista de
dezembro de 1858. Quando se lhe disse: Vós nos pedis para orar por vós, mas
somos cristãos; nossas preces poderiam vos ser agradáveis? Ela respondeu: Não
há senão um Deus para todos os homens.
Os Espíritos
sofredores se prendem àqueles que oram por eles, como o ser reconhecido àquele
que lhe faz o bem. Essa mesma viúva de Malabar veio várias vezes às nossas
reuniões sem ser chamada; aí vinha, dizia, para se instruir; seguia-nos mesmo
na rua, como constatamos com a ajuda de um médium vidente. O assassino Lemaire,
cuja evocação narramos no número de março de 1858, evocação que, entre
parêntese, havia excitado a verve zombeteira de alguns céticos, esse mesmo
assassino, infeliz, abandonado, encontrou, num dos nossos leitores, um coração
compassivo que dele teve piedade; vem, frequentemente,
visitá-lo, e tratou de se manifestar por todas as espécies de meios, até que
essa mesma pessoa, tendo a ocasião de se esclarecer sobre essas manifestações,
soube que era Lemaire que queria testemunhar-lhe seu reconhecimento. Quando
teve a oportunidade de exprimir seu pensamento, disse-lhe: Agradeço-vos, alma
caridosa! Eu estava só com o remorso da minha vida passada, e tivestes piedade
de mim; eu estava abandonado, e pensastes em mim; eu estava no abismo, e me
estendestes a mão! Vossas preces foram para mim como um bálsamo consolador;
compreendi a enormidade dos meus crimes, e pedi a Deus conceder-me a graça de
repará-los por uma nova existência, quando poderia fazer tanto bem quanto mal
eu fiz. Obrigado ainda, ó obrigado!
Eis, de resto,
sobre os efeitos da prece, a opinião atual de um ilustre ministro protestante,
o senhor Adolphe Monod, falecido no mês de abril de 1856.
"O Cristo
disse aos homens: Amai-vos uns aos outros. Esta recomendação encerra a de
empregar todos os meios possíveis para testemunhar afeição aos seus
semelhantes, sem entrar, para isso, em nenhum detalhe sobre a maneira de
atingir esse objetivo. Se é verdade que nada pode desviar o Criador de aplicar
a justiça da qual ele é o tipo, a todas as ações do Espírito, não é menos
verdadeiro que a prece que lhe endereçais por aquele por quem vos interessais,
é para este último um testemunho de lembrança que não pode senão contribuir
para lhe aliviar os sofrimentos e consolá-lo; desde que testemunhe o menor
arrependimento, e então somente, ele é socorrido, mas não ignora jamais que uma
alma simpática se ocupou dele; esse pensamento leva-o ao arrependimento, e deixa-o
na doce persuasão de que sua intercessão lhe foi útil. Disso resulta,
necessariamente, de sua parte, um sentimento de reconhecimento e de afeição por
aquele que lhe deu essa prova de amizade ou de piedade; consequentemente, o amor que o Cristo
recomenda aos homens não faz senão aumentar entre eles; eles têm, pois, ambos
que obedecer à lei de amor e união de todos os seres, lei de Deus, que deve
levar à unidade, que é o fim do Espírito."
- Não tendes
nada a acrescentar a essas explicações? - R. Não, elas encerram tudo.
- Eu vos
agradeço por consentir em no-las dar. - R. É uma felicidade, para mim,
contribuir para a união das almas, união que os bons Espíritos procuram fazer
prevalecer sobre todas as questões de dogma que os dividem.
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