sábado, 15 de outubro de 2016

Conclusão do Estudo do Capítulo VII - Item 13
Missão do homem inteligente na Terra


A inteligência é um poderoso instrumento de progresso que Deus confiou ao homem para que a desenvolva em benefício de todos, fazendo progredir as inteligências retardatárias e a si próprio. Abusar dessa faculdade é assumir graves responsabilidades de débitos, cujo resgate é muito doloroso.


1 - Por que não deve o homem se envaidecer do seu cabedal de conhecimento?

Porque esses conhecimentos têm limites muito estreitos no mundo que habitamos. Assim sendo, ele deve ter a humildade para reconhecer que não sabe tudo e que lhe resta muito a aprimorar e a desenvolver. Para isso ele se encontra na Terra.

Ao invés de se envaidecer, o homem deve utilizar o saber que já possui para ajudar aqueles menos aquinhoados em termos de inteligência.

2 - Uma inteligência desenvolvida é sinônimo de progresso?

Não necessariamente. O que caracteriza um espírito evoluído é o seu progresso intelectual e moral. Mas pode ocorrer que uma inteligência humana bem desenvolvida intelectualmente não esteja acompanhada do desenvolvimento espiritual (moral).

O grande erro das criaturas humanas foi valorizar exageradamente a inteligência, desprezando os valores legítimos do coração, nos caminhos da vida. (Emmanuel / O consolador / Questão 120).

3 - É a inteligência um instrumento de progresso?

Sim. Um poderoso instrumento, quando utiliizada com bons sentimentos e voltada à causa do bem. Quando, porém, mal empregada, acarreta sofrimento aos atingidos, assumindo graves débitos aos seus causadores.

Grandes assassinos e criminosos são, muitas vezes, dotados de muita inteligência.


Disponível em http://www.cvdee.org.br/est_eesetexto.asp?id=038&showc=S#conclusao

Nenhum comentário:

Postar um comentário