Conclusão do Capítulo 15 - Anotações oportunas
O capítulo 15
nos traz muitas reflexões em torno de relacionamentos afetivos, do sexo, da
gravidez, do aborto ...
E estes são
temas corriqueiros , que estão inseridos no nosso dia-a-dia. Vamos verificar
então alguns pontos?
1) Comente e
justifique seu entendimento sobre as seguintes assertivas do Instrutor:
1a) "O problema é de afinidade em sua
estrutura essencial. Afinidade com dívidas, exigindo resgate."
O assistente Silas respondia a uma indagação de
Hilário sobre a origem dos sentimentos afetivos que uniam Roberto e Marcela,
filho e mãe naquela encarnação e companheiros num relacionamento amoroso no passado.
Roberto, era rejeitado por Ildeu, seu pai, que outrora o assassinara. Ildeu se
tinha afinidade com as filhas, Sônia e Márcia, jovens por ele seduzidas e
levadas à decadência moral na existência pretérita. Como explicou Silas, a
causa da divisão daquele grupo familiar conforme eram as afinidades criadas no
passado e que geraram dívidas que estavam a exigir resgates.
1b)
"Bastaria compreender na encarnação terrestre um Espírito usando um corpo
para entender que as amnésias decorrem naturalmente da inadaptação temporária
entre a alma e o instrumento de que se utiliza."
R - As amnésias infantis, utilizadas pela psicanálise
para explicar as manifestações do inconsciente, podem ser facilmente
compreendidas, se conhecidos os mecanismos da reencarnação. Na infância, os
órgãos físicos, ainda não completamente desenvolvidos, impede o espírito de se
manifestar livremente. Ele se manifesta conforme os instrumentos de que dispõe.
Como explicou Silas, trata-se de uma conseqüência da inadaptação temporária entre
o espírito e o corpo. Nesta fase, o espírito, que a ciência fisiológica conhece
como inconsciente, exterioriza manifestações instintivas, que refletem o seu
passado, através dos sentimentos, opiniões, simpatias e antipatias cultivadas
em existências pretéritas.
1c)
"Criação, vida e sexo são temas que se identificam essencialmente entre
si, perdendo-se em suas origens no seio da Sabedoria Divina."
Criação, vida e sexo são questões que estão
intimamente interligadas, não nos sendo possível, por enquanto, diferenciá-las
sem corrermos o risco de adotar definições imprecisas ou equivocadas. São
variações da obra da Criação.
1d)
"Examinado como força atuante da vida, à face da criação incessante, o
sexo, a rigor, palpitará em tudo, desde a comunhão dos princípios subatômicos à
atração dos astros, porque, então, expressará força de amor, gerada pelo amor
infinito de Deus."
O sexo é força atuante da vida, expressando a força do
amor infinito de Deus. Como tal, podemos encontrá-lo em tudo o que se refere à
Criação, embora em planos distintos. Silas exemplifica como a combinação entre
o oxigênio e o hidrogênio, no plano químico, da qual resultará a água.
Necessária para alimentar a Natureza, é um exemplo da força gerada pelo amor do
Criador às suas criaturas.
2) Como
devemos entender o sexo perante a vida?
Segundo o assistente, o sexo é uma energia que
expressa "uma força do Criador na criatura, destinada a expandir-se em
obras de amor e luz que enriqueçam a vida, ...". Como força atuante da
vida, a rigor, está em tudo. Num planeta ainda no patamar de provas e de
expiações, como a Terra, destinado à encarnação de espíritos impuros, o sexo é
visto apenas sob o ponto de vista fisiológico, isto é, um impulso sexual
objetivando a procura de prazer, como entendeu Freud. Contudo, esclarece Silas,
é preciso compreender o sexo "como força de amor nas bases da vida,
totalizando a glória da Criação." Sendo a energia criadora do amor,
assegura a estabilidade de todo o Universo. À medida que o espírito evolui, a
utilização desta energia vai se afastando das práticas puramente fisiológicas
para se aproximar de outras, de natureza espiritual, como de ajudar o
semelhante, de estudar, de aprender, de elevar, de redimir-se, em favor das
obras da caridade e da educação. Enfim, de se dedicar a um tipo de prazer que
melhor condiz com o estágio cada vez menos impuro do espírito.
3) Como
devemos entender o sexo perante os homens?
Como dissemos, do ponto de vista terreno, ainda não
evoluímos para um patamar que nos permita ver a questão do sexo sob a mesma
ótica de Silas. Nossa visão sobre o tema ainda é vulgar, limitando-se ao campo
puramente físico. É um impulso propiciador de prazer, como definiu Freud, sem
considerar a natureza espiritual do homem.
4) Qual a
responsabilidade do uso do sexo perante o relacionamento afetivo?
O sexo, no corpo humano, é assim como um altar de amor
que não podemos relegar à imundície, explicou Silas. Sendo assim, os
compromissos gerados com a formação de um lar, os compromissos assumidos
perante os filhos, filhos que são rejeitados ainda no ventre materno, são
situações que, criadas em razão da sede dos prazeres sexuais, levam o espírito
para o campo onde se situam os que assumem débitos por tenebrosos crimes, que
os acompanham ainda após o abandono do corpo físico.
5) Como
entender e verificar as consequências para o espírito perante as delinquências
do sexo?
A responsabilidade pelo uso das energias sexuais
ultrapassam a barreira do túmulo, produzindo efeitos que seguem o espírito na
vida espiritual, podendo se refletir, ainda, em reencarnações futuras. Como em
todos os aspectos da vida, através do mecanismo da lei de causa e efeito, sempre
haveremos de responder pelas nossas ações que venham atingir os corações
alheios, causando sofrimentos ao nosso semelhante, qualquer que seja a posição
em que se situe diante de nós.
6) O que é e
como entender os problemas da inversão?
O espírito não tem sexo, como o entendemos, pois que o
sexo depende de uma organização física. Tem, isto sim, aptidão para ambos os
sexos, sendo os mesmos os espíritos que reencarnam ora num corpo masculino, ora
num corpo feminino, sempre de acordo com as suas necessidades evolutivas. A
inversão da polaridade sexual é necessária, pois cabe ao espírito progredir em
tudo. Cada sexo lhe proporciona novas experiências, novas provações e deveres,
possibilitando, com isso, o aprendizado indispensável à sua evolução. Como
explica Kardec, no Livro dos Espíritos, se somente reencarnasse num determinado
sexo, como homem ou como mulher, não aprenderia o que somente o outro sexo
ensina.
Pode
resultar desta inversão da polaridade sexual dar-se por necessidade do espírito
expiar alguma falta do passado, reencarnando no sexo oposto ao do seu
psiquismo. Como, por exemplo, conforme explicou o assistente, um espírito que,
em existência pretérita, tenha abusado de seu corpo físico para se prevalecer
de pessoa de outro sexo, através da força ou feito mau uso da sensualidade.
Esse espírito pode vir numa encarnação futura em outro sexo, como forma de
aprender a valorizá-lo.
Uma
outra hipótese mencionada por Silas, em que também pode ocorrer a inversão da
polaridade sexual, se dá quando o espírito recebe uma missão especial e que,
objetivando agir com maior segurança, através de uma existência solitária e
dedicada inteiramente ao cumprimento desta missão, solicita a inversão da
polaridade sexual, sujeitando-se a uma abstinência total neste campo .
7) Como
interpretar a atitude dos casais que evitam os
filhos, dos casais dignos e respeitáveis, sob todos os pontos de vista,
que sistematizam o uso dos anticoncepcionais, incluindo aqui não só os
anticoncepcionais, mas também as laqueaduras e as vasectomias? E as pílulas do
dia seguinte?
Esta é
uma questão que ainda desperta muitas controvérsias. Como tudo na vida, também
nesta questão havemos que buscar o equilíbrio. A abordagem do assistente
relativa a esta questão deve ser interpretada à luz da razão e do bom senso. A
condenação de Silas a casais que praticam a evitação de filhos deve ser
entendida em sua relatividade e não de modo absoluto, levando-se em conta,
principalmente, a intenção.
Sabemos que, ao
reencarnar, o espírito pode trazer compromissos neste campo. No entanto, é
preciso entender que este não é o objetivo único da reencarnação. A procriação,
dando oportunidade reencarnatória a um espírito que necessita voltar à vida
física para continuar sua evolução, é uma das tarefas que podemos trazer para a
nova passagem pela carne. Porém, não a única. O esquecimento do passado não nos
permite recordar com clareza estes compromissos. Eles nos chegam em forma de
intuição. Devemos, assim, orar ao nosso espírito protetor e aos benfeitores
amigos que nos intuam, para que possamos tomar a decisão correta, ao nos
decidirmos por ter ou não filhos.
Quanto aos
métodos contraceptivos, entendemos admissíveis, desde que se mostrem realmente
preventivos, ou seja, que produza efeitos antes que se dê a união do espírito
ao novo corpo em formação, pois, do contrário, estaria caracterizada uma ação
abortiva.
8) Comente
sobre o aborto e suas consequência.
O
aborto foi enquadrado por Silas como "doloroso crime". Segundo o
assistente, ao consentir com a sua prática, a mãe assume grave débito para com
as Leis Naturais, o que, por força da lei de causa e efeito, será constrangida
a se reequilibrar por meio de alterações dolorosas que sofrerá no centro
genésico de seu perispírito, predispondo-a a enfermidades de natureza
genéticas, nos órgãos responsáveis pela atuação do organismo físico neste
campo. Assumem, também, grave compromisso de reajuste todos os que contribuírem
para o ato, como o pai e o médico que o praticar.
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