Livro em estudo: Nos
domínios da mediunidade
Tema: Capítulo 4
Ante o Serviço
Leve chamamento à porta provocou a saída de um dos
companheiros da atitude de meditação, para atender. Dois enfermos, uma senhora
jovem e um cavalheiro idoso, custodiados por dois familiares, transpuseram o
umbral, localizando-se num dos ângulos da sala, fora do círculo magnético.
— São doentes a serem beneficiados — informou-nos o
orientador.
Logo após, um colaborador de nosso plano franqueou
acesso a numerosas entidades sofredoras e perturbadas, que se postaram, diante
da assembleia, formando legião. Nenhuma delas vinha até nós, constrangidamente.
Dir-se-ia que se aglomeravam, em derredor dos amigos
encarnados em prece, quais mariposas inconscientes, rodeando grande luz.
Vinham bulhentas, proferindo frases desconexas ou
exclamações menos edificantes, entretanto, logo que atingidas pelas emanações
espirituais do grupo, emudeciam de pronto, qual se fossem contidas por forças
que elas próprias não conseguiam perceber.
Atencioso, Áulus notificou:
— São almas em turvação mental, que acompanham
parentes, amigos ou desafetos às reuniões públicas da instituição, e que se
desligam deles quando os encarnados se deixam renovar pelas ideias salvadoras,
expressas na palavra dos que veiculam o ensinamento doutrinário. Modificado o
centro mental daqueles que habitualmente vampirizam, essas entidades veem-se
como que despejadas de casa, porquanto, alterada a elaboração do pensamento
naqueles a quem se afeiçoam, experimentam súbitas reviravoltas nas posições em
que falsamente se equilibram. Algumas delas, rebeladas, fogem dos templos de
oração como este, detestando-lhes temporariamente os serviços e armando novas
perseguições às suas vítimas, que procuram até o reencontro; contudo, outras,
de algum modo tocadas pelas lições ouvidas, demoram-se no local das
predicações, em ansiosa expectativa, famintas de maior esclarecimento.
Hilário, que recebia, surpreso, semelhantes informes,
perguntou, curioso:
— Que ocorre, porém, quando os encarnados não prestam
atenção aos ensinamentos ouvidos?
— Sem dúvida, passam pelos santuários da fé na
condição de urnas cerradas. Impermeáveis ao bom aviso, continuam inacessíveis à
mudança necessária.
— Mas este mesmo fenômeno se repete nas igrejas de
outras confissões religiosas?
— Sim. A palavra desempenha significativo papel nas
construções do espírito. Sermões e conferências de sacerdotes e doutrinadores,
em variados setores da fé, sempre que inspirados no Infinito Bem, guardam o
objetivo da elevação moral.
O Assistente meditou um instante e acrescentou:
— Entre os homens, porém, se não é fácil cultivar a
vida digna, é muito difícil habilitar-se a criatura à morte libertadora.
Comumente, desencarna-se a alma, sem que se lhe desagarrem os pensamentos,
enovelados em situações, pessoas e coisas da Terra. A mente, por isso, continua
encarcerada nos interesses quase sempre inferiores do mundo, cristalizada e
enfermiça em paisagens inquietantes, criadas por ela mesma. Daí o valor do
culto religioso respeitável, formando ambiente propício à ascensão espiritual,
com indiscutíveis vantagens, não só para os Espíritos encarnados que a ele assistem,
com sinceridade e fervor, mas também para os desencarnados, que aspiram à
própria transformação. Todos os santuários, em seus atos públicos, estão
repletos de almas necessitadas que a eles comparecem, sem o veículo denso,
sequiosas de reconforto. Os expositores da boa palavra podem ser comparados a
técnicos eletricistas, desligando ―tomadas
mentais‖, através dos princípios libertadores que distribuem na esfera do
pensamento.
Sorriu bem-humorado e prosseguiu:
— Em razão disso, as entidades vampirizantes operam
contra eles, muitas vezes envolvendo-lhes os ouvintes em fluidos entorpecentes,
conduzindo esses últimos ao sono provocado, para que se lhes adie a renovação.
Observando os irmãos retardados que se abeiravam da
mesa num quase semicírculo, tive a ideia de usar o psicoscópio, de modo a
examiná-los devidamente, ao que Áulus informou, prestimoso:
— Não será preciso. Bastará uma análise atenta para a
colheita de resultados interessantes, de vez que os nossos amigos estampam no
próprio corpo perispiritual os sofrimentos de que são portadores.
Notei que o Assistente não desejava alongar a
conversação, decerto preparando-se para colaborar nos trabalhos próximos e, por
esse motivo, aproveitei os instantes à nossa frente, especificando observações,
junto aos companheiros menos felizes que se uniam estreitamente uns aos outros,
entre a angústia e a expectação. Pareciam envolvidos em grande nuvem ovalada,
qual nevoeiro cinza-escuro, espesso e móvel, agitado por estranhas formações.
Reparei o conjunto, notando que alguns deles se
mostravam enfermos, como se estivessem ainda na carne. Membros lesados,
mutilações, paralisias e ulcerações diversas eram perceptíveis a rápido olhar.
Talvez porque Hilário e eu nos demorássemos em
atencioso exame, na posição de aprendizes em aula, um dos colaboradores
espirituais da reunião acercou-se de nós e falou, cordial:
— Nossos irmãos sofredores trazem consigo,
individualmente, o estigma dos erros deliberados a que se entregaram. A doença,
como resultante de desequilíbrio moral, sobrevive no perispírito, alimentada
pelos pensamentos que a geraram, quando esses pensamentos persistem depois da
morte do corpo físico.
— Mas, adquirem melhoras positivas em reunião de
intercâmbio? — indagou Hilário, espantadiço.
— Sim — esclareceu o interlocutor —, assimilam ideias
novas com que passam a trabalhar, ainda que vagarosamente, melhorando a visão
interior e estruturando, assim, novos destinos. A renovação mental é a
renovação da vida. Meditei na ilusão dos que julgam na morte livre passagem da
alma, em demanda do céu ou do inferno, como lugares determinados de alegria e
padecimento... Quão raros na Terra se capacitam de que trazemos conosco os
sinais de nossos pensamentos, de nossas atividades e de nossas obras, e o
túmulo nada mais faz que o banho revelador das imagens que escondemos no mundo,
sob as vestes da carne!...
A consciência é um núcleo de forças, em torno do qual
gravitam os bens e os males gerados por ela mesma e, ali, estávamos defrontados
por vasta fileira de almas, sofrendo nos purgatórios diferenciados que lhes
eram característicos.
Abeiramo-nos de triste companheiro, de macilenta
expressão fisionômica, e Hilário, num impulso todo humano, perguntou-lhe:
— Amigo, como te chamas?
— Eu? — tartamudeou o interpelado.
E, num esforço tremendo e inútil para recordar-se de
alguma coisa, ajuntou:
— Eu não tenho nome...
— Impossível!... — considerou meu colega, dominado de
espanto — todos temos um nome.
— Esqueci-me, esqueci-me de tudo... — comentou o
infeliz, desoladoramente.
— É um caso de amnésia a estudar — aclarou o
companheiro da equipe de trabalho que visitávamos.
— Fenômeno natural? — interrogou Hilário, perplexo.
— Sim, pode ser natural, em razão de algum desequilíbrio
trazido da Terra, mas é possível que o nosso amigo esteja sendo vítima de
vigorosa sugestão pós-hipnótica, partida de algum perseguidor de grande poder
sobre os seus recursos mnemônicos. Encontra-se ainda profundamente imantado às
sensações físicas e a vida cerebral nele ainda é uma cópia das linhas
sensoriais que deixou. Assim considerando, é provável esteja submetido ao
império de vontades estranhas e menos dignas, às quais se teria associado no
mundo.
— Céus! — clamou meu colega impressionado — é possível
semelhante dominação depois da morte?
— Como não? A morte é continuação da vida, e na vida,
que é eterna, possuímos o que buscamos.
Atento aos nossos estudos da mediunidade, observei:
— Se o nosso amigo desmemoriado for conduzido ao
aparelho mediúnico, manifestar-se-á, acaso, assim, ignorando a identidade que
lhe é própria?
— Perfeitamente. E precisará de tratamento carinhoso
como qualquer alienado mental comum. Exprimindo-se por algum médium que lhe dê
guarida, será para qualquer doutrinador terrestre o mesmo enigma que estamos
presenciando.
Nesse momento, renteou conosco uma entidade em
deplorável aspecto. Era um homem esguio e triste, exibindo o braço direito
paralítico e ressecado. Atendendo-me ao olhar interrogativo, o companheiro,
como quem não mais dispunha de tempo para o comentário fraterno, apenas me
disse:
— Faça uma auscultação. Repare por si mesmo.
Acerquei-me do amigo sofredor. Toquei-lhe a fronte, de
leve, e registrei-lhe a angústia. Nas recordações que se lhe haviam cristalizado
no mundo mental, senti-lhe o drama interior. Fora musculoso estivador no cais,
alcoólatra inveterado que, certa feita, de volta a casa, esbofeteou a face
paterna, porque o velho genitor lhe exprobrara o procedimento. Incapaz de
revidar, o ancião, cuspinhando sangue, praguejou, desapiedado:
— Infame! O teu braço cruel será transformado em galho
seco... Maldito sejas!
Ouvindo tais palavras que se fizeram seguidas por
terrível jato de força hipnotizante, o mísero tornou à via pública,
sugestionado pela maldição recebida, bebericando para esquecer. Cambaleante,
foi vitimado num desastre de bonde, no qual veio a perder o braço. Sobreviveu
por alguns anos, coagulando, contudo, no próprio pensamento a ideia de que a
expressão paternal tivera a força de uma ordem vingativa a se lhe implantar no
fundo d’alma e, por isso, ao desencarnar, recuperara o membro dantes mutilado a
pender-lhe, ressecado e inerte, no corpo perispirítico.
Enquanto refletia, o nosso orientador reaproximou-se
de nós e, percebendo quanto se passava, informou:
— É um caso de reajuste difícil, reclamando tempo e
tolerância.
E, afagando os ombros do paralítico, acentuou:
— Nosso amigo traz a mente subjugada pelo remorso com
que ambientou nele mesmo a maldição recebida. Exige muito carinho para
refazer-se.
Sem despreocupar-me do tema que nos prendia a atenção,
inquiri:
— Se esse companheiro utilizar-se da organização
mediúnica, transmitirá ao receptor humano as sensações de que se acha
investido?
— Sim — elucidou o Assistente —, refletirá no
instrumento passivo as impressões que o possuem, nos processos de imanização em
que se baseiam os serviços de intercâmbio.
Sorriu, bondoso, e acrescentou:
— No entanto, não nos percamos agora nos casos particulares.
Cada entidade menos equilibrada de quantas se acham reunidas aqui traz consigo
inquietantes experiências. Observemos de plano mais alto.
E conduziu-me à cabeceira da mesa, onde o nosso amigo
Raul Silva ia começar o serviço de oração.
Conclusão do Capítulo 4 - Ante o serviço
Questões iniciais para estudo :
01) O que é
turvação mental? Por que ela se dá?
02) O que é
vampirização? Como e por que ela se dá?
03) O que é
sintonia? Como ela se dá? Justificar.
04) Áulus
comenta a importância das reuniões públicas da Instituição. Qual a importância
delas e qual a sua correlação com as reuniões mediúnicas?
05) O socorro
espiritual se dá tão somente na Casa Espírita? Justificar.
06) Áulus
novamente se refere à mente. O que se deve entender por "tomadas
mentais"?
07) Comente
sobre o perispírito/corpo perispiritual.
08) Comente as
seguintes assertivas:
08a) Meditei
na ilusão dos que julgam na morte livre passagem da alma, em demanda do céu ou
do inferno, como lugares determinados de alegria e padecimento...
08b) A
consciência é um núcleo de forças, em torno do qual gravitam os bens e os males
gerados por ela mesma e , ali, estávamos defrontados por vasta fileira de
almas, sofrendo nos purgatórios diferenciados que lhes eram característicos.
08c) _ Se esse
companheiro utilizar-se da organização mediúnica, transmitirá ao receptor
humano as sensações de que se acha investido?
_ Sim –
elucidou o Assistente -, refletirá no instrumento passivo as impressões que o
possuem, nos processos de imanização em que se baseiam os serviços de
intercâmbio.
Bibliografia
de apoio sugerida:
LM - LE - ESE
Estudando a
Mediunidade - Martins peralva
Diálogo com as
Sombras - Hermínio C. Miranda
Estudo
realizado do livro Missionários da Luz - www.cvdee.org.br (setor estudos -
seção Nosso Lar)
Estudo das
obras de André Luiz
Livro em
estudo: Nos domínios da mediunidade
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